terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Fórmula 1 Das Antigas

Tinham que ser produtos dos anos ´70.

Primeiro o Brabham BT-46B, carro projetado por Gordon Murray para comoresposta ao imbatível, até então, Lotus 79 do genial Colin Chapman. O carro trazia muitas novidades, era o primeiro a ter freios de fibra de carbono, primeiro com comunicação de telemetria que continha o tempo de volta do piloto e seus adversários(!) (que não funcionou direito, afinal era 1978) além de seu enorme ventilador traseiro cuja função primária era resfriar o motor Alfa-Romeo V12, mas quando Murray teve a brilhante ideia de instalar saias aerdinâmicas nas laterais do carro o aumento de downforce foi espantoso, ele praticamente grudava no asfalto. O BT-46B estreiou em 17 de Junho de 1978 no GP Sueco (terra de Ronnie Peterson, piloto da Lotus na época) no circuito de Anderstop. Na largada, Niki Lauda pulou para segundo e perseguiu a Lotus de Mario Andretti durante quase 40 voltas, até ultrapassá-lo e conquistar a liderança. Algumas voltas depois Andretti abandoma devido a uma quebra, com isso, não havia mais quem pudesse desafiar Lauda e seu bólido, e ele terminou a prova com 34 de vantagem para Patrese (2º) e Peterson (3º), e suas voltas eram 1s mais rápidas que as dos adversários. A superioridade do BT-46B, e a pressão das outras equipes, fez com que o carro fosse usado só em mais 3 corridas e então banido. No meio desse fuzuê quem se deu bem foi o Tio Bernie (dono da Brabham na época, agora dono de tudo hehe) que negociou maior poder para a sua Presidência na FOCA - Federação de Construtores de F1.

Brabham BT-46B


O Lotus 79 também era fantástico, o que não é muito difícil quando se tem Colin Chapman como projetista. O carro era bem superior ao modelo 78, sua aerodinâmica foi redesenhada usando pequenas asas invertidas ao longo do carro e novas saias laterais que permitiam maior aproveitamento do efeito-solo. Feito em alumínio o monocoque tinha o tanque de combustível realojado atrás do piloto, ficando assim, mais protegido em caso de choque, e esta medida também ajudou a aumentar a tração. Comparado ao 79, o modelo 78 mais parece um dos meus carrinhos de brinquedo... Com o Lotus 79 e com o BT-46B fora de seu caminho, Mario Andretti venceu o campeonato de 1978.



Lotus 79




GP da Suécia 1978





Niki Lauda em Zolder com o Brabham BT46





Mario Andretti e o Lotus 79





O Tyrrel Project 34 é o único carro com 6 rodas a correr na F-1, outros foram construídos mas não participaram de um Grande Prêmio. O maior problema do P34 era manter os quatro discos de freio arrefecidos sem comprometer o perfil baixo da frente do carro, o que seria um problema que acompanharia o Tyrrel em sua curta história na Fómula 1. Outras equipes também construiram carros de 6 rodas. O carro feito pela Williams, com suas 4 rodas traseiras, era muito mais rápido que seus competidores convencionais, e então, a FIA acabou proibindo as 6 rodas...

Entrevista com Jackie Stewart depois do teste com o P34 abaixo:
Repórter: Quando você pilotou um carro de corrida pela última vez?

Jackie Stewart: Em 1973, na qualificação para o GP dos EUA, em Outubro.

Rep: Depois desse tempo como você se sente ao volante?

JS: Sinto-me confortável, é bom estar de volta em um carro de F1.

Rep: Você gostou de pilotar ou foi difícil?

JS: Eu gostei de pilotar. Não pilotei acima do meu limite, pilotei abaixo dele para manter tudo sob controle e por isso foi muito divertido.

Rep: O P34 é tão difícil de dirigir quanto um carro de F1 normal ou é necessária alguma outra técnica para pilotá-lo, fazer algum traçado fiferente para entrar nas curvas?

JS: Não, eu acho q o P34 mesmo com suas 6 rodas não é muito diferente de um carro de 4 rodas. A direção do carro não é mais pesada, o traçado não é diferente, na verdade ele parece muito com qualquer carro de F-1.

Rep: Você acha q o carro de 6 rodas tem futuro?

JS: Eu acho q há um lugar pra ele nas corridas. Talvez ainda seja muito cedo para dizer, com certeza, que o carro de 6 rodas é o carro do futuro, mas ele merece muito mais crédito do que as pessoas deram a ele quando ele foi introduzido, algumas semanas atrás, em Londres.





Nenhum comentário:

Postar um comentário